Gay Zines!

gayzine-011

Saiu na New York Magazine: apesar do mercado americano sofrer cada vez mais com a crise financeira, cancelando títulos e diminuindo tiragens, o mercado editorial de revistas gays cresce mais a cada dia! AA Bronson, diretor do Queer Zine (uma espécie de enciclopédia do mercado editorial gay americano) afirma nunca ter presenciado esse tipo de explosão de títulos no mercado.

Nos anos 70 houve o primeiro boom da cultura de zine e no meio dos anos 80 também, principalmente pelo avanço da tecnologia que permitia fazer cópias de maneira prática e barata. Mas o que se vê no mercado americano é um fenômeno e não segue a ditadura e regras do mercado impresso americano. Bronson credita parte dessa nova onda de zines a publicação BUTT magazine, fundada em Amsterdan e editada atualmente em Nova Iorque, influenciou diretamente toda uma nova geração de títulos, muitas vezes artísticos, quase pornôs ou as duas coisas juntas!

Confira abaixo os principais gay zines que circulam em Nova Iorque, selecionados pelo blog Planet Homo:

gayzine-02

1. Butt (2001): Editada por Michael Bullock, Felix Burrichter e Adam Baran em Nova Iorque. Intercala entrevistas inteligentes e peculiares com fotos ousadas e artísticas.

2. K48 (1999): Publicação Visual que conta apenas com artistas gays. A curadoria é de Scott Hug.

3. Shoot (2001)

4. Artfancy (2007)

5. Girls Like Us (2005): Poderoso e influente zine da comunidade lésbica. É editado em Amsterdan e publicado em Nova Iorque, chefiado por Sophie Morner.

6. FashionFashion (2003)

7. Pinups (2007)

8. Pin-Up (2006)

9. R.O.M.E.: Editado pelo colunista da Vanity Fair, George Wayne, sua distribuição é restrita aos domínios da sede do grupo Conde Nast e é um dos gay zines mais disputados pelos colecionadores.

10. Straight to Hell (1971)

11. When Johnny Comes Marching Home Again (2007)

12. They Shoot Homos Don’t They? (2005)

13. Ridykeulous (2006)

14. Spank (2007)

15. BTFA

E aqui no Brasil? Será que o hype em torno dos gay zines irá rolar? Idéias e gente interessante pra embarcar no fundamento nós temos! (Via Blog Planet Homo)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s