Era Flash Mob!

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Os Flash Mobs, eventos organizados no meio digital que “invadem” o mundo real, já não são mais meras manifestações de internautas entediados com a vida. Atualmente várias empresas investem em Flash Mobs para divulgar sua marca, seja organizando o seu próprio Mob ou aproveitando algum que já exista.

Para quem (ainda) não sabe, o primeiro Flash Mob foi organizado em Manhattan pelo jornalista Bill Wasik via e-mail (themobproject@yahoo.com), mas a manifestação não aconteceu, pois a loja chamada Claire’s Acessories _que seria o ponto de encontro do Mob_ ficou sabendo do evento e acionou a polícia!

Em 2003 uma nova tentativa foi organizada e conseguiu reunir vários jovens na loja de departamentos Macy’s. Mais de 100 pessoas se aglomeraram no 9º andar da loja de departamentos em volta de um tapete caro. Caso algum vendedor se aproximasse de alguém a ordem era dizer que as pessoas reunidas no andar viviam juntas em um depósito nos arredores de Nova York e estavam procurando por um “tapete do amor”.   Desde então os Flash Mobs se tornaram uma mania na internet e todo ano centenas de novas manifestações são registradas no mundo, como os famosos Mobs “Pillow Fight”, “Subway Party”, Zombie Walk, entre outros.

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No Brasil o Flash Mob “No Pants” deu o que falar. A manifestação rolou no começo do ano em São Paulo na linha verde do metrô. Os participantes deveriam transitar pelas estações sem as calças, mas tudo de maneira silenciosa e discreta. O evento aconteceu e foi um sucesso, sendo pauta de muitos sites e jornais sobre o assunto. Mas o que pouca gente sabe é que na ocasião a marca de sandália Crocs _conectada com a novidade_ já fazia o seu marketing, distribuindo brindes e sandálias para os participantes do Mob.

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Semanas depois outro Flash Mob deu o que falar, dezenas de dançarinas invadiram uma praça de Londres e dançaram a coreografia do hit “Single Ladies” de Beyoncé. O evento foi organizado pela Trident, patrocinadora do show da diva Pop, ou seja, tudo não passou de uma bela estratégia de marketing para divulgar o show da cantora e a marca de chiclete!

Nessa última semana a revista Elle britânica divulgou nota em seu site que rolará dia 30 deste mês um Flash Mob Fashion, onde todas as leitoras estão convidadas a comparecer na estação St. Pancras International com seus vestidos Chanel, em homenagem ao lançamento do filme “Coco Before Chanel”.

No Brasil, acontece na mesma data, o lançamento do novo programa de Didi Wagner no Multishow chamado “MOB_Brasil”. O programa irá utilizar os Flash Mobs, previamente organizados pela produção, como ponto de partida para as pautas de cada episódio e contará com a ajuda de internautas e artistas convidados para colaborar com a estética dos Mobs.

Com a influência cada vez maior do mundo virtual no mundo real, o Flash Mob, além de tendência, se firma como retrato de uma nova Era digital e também como produto da nova comunicação de massa!

Fotos e vídeos: Reprodução

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